O Blog!‎ > ‎

Adeus BIOS – Tecnologia UEFI, boot do PC em 5 segundos

postado em 2 de out de 2010 14:55 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva

A tecnologia tem evoluído significativamente nos últimos anos. No entanto, se analisarmos os PC’s, especialmente quando estes arrancam, vamos chegar à conclusão que pouco ou nada mudou. Estes continuam a ter uma BIOS, armazenada na Flash Rom e baseada numa tecnologia bastante antiga. A BIOS é basicamente o software de inicialização da máquina…e aqui, pouco ou nada mudou.

Segundo uma noticia avançada para BBC, essa tecnologia será brevemente substituída pela UEFI, tecnologia essa que permitirá que qualquer computador arranque quase instantaneamente.

UEFI_00

A nova tecnologia foi baptizada com o nome UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), e de acordo coma BBC esta fará parte dos novos PC já em 2011. A tecnologia UEFI permite um conjunto de novas funcionalidades, incluindo melhorias a nível de velocidade de boot das máquinas. Actualmente as máquina têm um tempo de boot na ordem dos 25 a 30 segundos (em média) e com esta nova tecnologia o tempo será aproximadamente de 5 segundos. Ao contrário da BIOS, a UEFI permite um interface com o rato, e em vez de ser programada em Assembly, é escrita em C. É certo que poderá consumir mais recursos, no entanto garante muito mais flexibilidade.

UEFI_01

Segundo Brian Richardson da AMI (empresa especializada no desenvolvimento de software para a BIOS), a tecnologia UEFI é um requisito fundamental para drives superiores a 2 TB.

A adoção da norma UEFI vai marcar o fim de  25 anos de existência da BIOS.

altHomepage: Change to ‘Bios’ will make for PCs that boot in seconds

Fonte: Peopleware

Comments