O Blog!‎ > ‎

Aprenda a trabalhar sob pressão e aumente a sua produtividade

postado em 14 de abr de 2012 07:44 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva

Quem nunca sofreu com um prazo para cumprir ou uma meta para alcançar? Pressões desse tipo fazem parte do dia a dia de qualquer profissional. Mas será que existem alternativas capazes de driblar essa situação?

Comece observando como divide seu trabalho. No livro Como administrar seu tempo, do professor Marc Mancini - proprietário da Marc Mancini Seminars and Consulting, consultoria para gerenciamento de tempo, Mancini oferece dicas valiosíssimas para quem quer fugir da indigesta sensação de corda no pescoço.

Quando administramos melhor o nosso dia, diminuímos automaticamente a frustração e a tensão e de acordo com o livro, nos tornamos mais autoconfiantes. Está disposto a ajustar seu relógio interno?

- A produtividade e o compromisso psicológico: somos mais produtivos quando gostamos do que fazemos, temos confiança e não nos distraímos pelo sentimento de que deveríamos estar fazendo outra coisa. Atenção gerentes, se você demonstra satisfação, fica muito mais fácil motivar sua equipe.

- Eleja atividades prazerosas: faça uma lista do que mais gosta de fazer. Se não teve tempo de fazer pelo menos duas delas durante o mês passado, ajuste seu tempo. Diversão tem que fazer parte da sua vida.

- Sistema ABC: atribua um A para uma tarefa que deve ser feita logo. Classifique como B uma atividade importante, mas não tão vital quanto ao tempo. Atribua um C a uma tarefa que pode ser adiada sem grandes consequências. E se necessário, atribua D para uma ação pouco necessária, mas que pode trazer bons resultados. Essa organização faz com que avalie suas pendências com mais objetividade.

- Custo benefício: ao montar sua agenda, faça a pergunta “o que eu ganho com isso?”, dessa maneira você avalia melhor o uso do seu tempo. Esse sistema ajuda tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Respeite os prazos: tem uma tarefa muito chata pela frente? Não deixe para o último minuto, o quanto antes resolvê-la, menos tempo de preocupação para você. Muitas pessoas são viciadas em trabalhar sob pressão, mas esse hábito tende a ser muito perigoso.

 

Segundo Mancini, a pressa aumenta a probabilidade de erros e deixa menos tempo para que eles sejam descobertos e corrigidos. Para finalizar, veja mais algumas dicas do livro Como administrar seu tempo:

- Não tente ser perfeito: o perfeccionismo gasta tempo e energia. Será que o resultado final vale a perfeição? Se não, faça o seu melhor e parta para as outras atividades.
- Entenda suas razões: está adiando alguma tarefa do seu dia a dia? Por quê? Observe os motivos que o estão levando a se comportar assim.
- Saiba dizer não: essa é uma das palavras mais importantes para quem precisa administrar melhor o próprio tempo. Ao negar algum pedido dê um bom motivo, seja diplomático e sugira uma troca, propondo outra forma de ajudar.

Para Mancini, “cada um de nós tem o mesmo número de segundos para usar da forma que achar melhor, mas nem todos os usam em seu benefício e nem todos investem neles com sabedoria.”

E agora, como pretende organizar sua semana?
 
Comments