O Blog!‎ > ‎

Autocarros Gigantes são objectivo para a China

postado em 3 de ago de 2010 20:46 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva

Os Asiáticos já nos conquistaram com as suas ideias maravilhosas, bem como bizarras, nomeadamente os Japoneses e os Chineses. Desta vez a grande novidade vem mesmo da China que pretende construir  autocarros que viajem sobre os carros, isto é, os carros podem passar por debaixo dele.

Esta ideia teve por base a grande movimentação nas estradas das grandes cidades, onde o trânsito chega a ser caótico e, para colmatar essa situação, constroem-se novas vias, pontes, viadutos, e são dados incentivos para que as pessoas passem a usar, cada vez mais, os transportes públicos. Este panorama despertou a criatividade do Governo Chinês para uma solução que conciliasse o aumento populacional, os transportes públicos e a falta de espaço. Esta ideia foi, nada mais, nada menos que Autocarros Gigantes.

Estes Autocarros Gigantes, numa tentativa de se economizar espaço, estão a ser considerados para andarem nas ruas e terão uma particularidade curiosa. Haverão neles uma abertura na zona inferior para que, desta forma, os carros que igualmente circulam na estrada, possam passar por debaixo deles.

bus

O objectivo desta característica será o de explorar o espaço entre os carros e as pontes, economizando os custos para a construção de novas faixas, bem como minimizar o impacto sobre o congestionamento no trânsito.

Os Autocarros terão 6 metros de largura e 4.5 metros de altura. Terão capacidade para 1.200 pessoas e a sua velocidade rondará os 40km/h. Nos locais de paragem, serão construídas plataformas de ambos os lados da estrada, e estes Autocarros apenas viajariam em estradas largas, sem existência de pontes baixas ou túneis.

Estes Autocarros na estrada, funcionariam mais ou menos assim:

Esta parece ser uma ideia interessante, a pensar na economia e adaptada às necessidades da China. Seria esta uma ideia pertinente para o nosso país? Ou haveriam outras mais adequadas?

Fonte: http://pplware.sapo.pt/informacao/autocarros-gigantes-so-objectivo-para-a-china/

Comments