O Blog!‎ > ‎

Como montar um laboratório para testar a implementação do Windows 7 em ambiente corporativo

postado em 9 de ago de 2010 20:01 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva

Você já se deparou com o desafio de criar um ambiente completo para testar a implementação do Windows 7 em ambiente corporativo? Subir um domínio de teste, instalar DHCP, WDS, WAIK, MDT, MAP, ACT, App-V, SQL, WSUS, SCCM, etc? Só a sopa de letrinhas já deixa muita gente confusa… Imagine então o tempo necessário para não só instalar, mas também configurar cada um desses produtos/ferramentas com as devidas integrações.

Pensando nisso a Microsoft criou programas de prova de conceito (PoC) para implementação de Windows 7 e Office 2010 em ambiente corporativo. Um deles é conduzido pelo próprio cliente, e outros três são conduzidos por parceiros ou pela próprio consultoria Microsoft (MCS):

Programa
Duração PCs Funcionamento
Self-Service PoC indefinida de 5 a 50 O próprio cliente monta e pilota o ambiente de prova de conceito
PoC Lite 3-5 dias de 5 a 10 Um parceiro Microsoft certificado conduz a PoC no cliente através de um ambiente pronto virtual
Partner PoC Jumpstart 10 dias de 5 a 50 Um parceiro Microsoft certificado conduz a PoC no cliente através de um ambiente criado na infraestrutura do cliente (laboratório)
Production PoC 10 semanas 500 Um parceiro Microsoft certificado implementa o Windows 7 em ambiente de produção do cliente, com escopo definido

O grande diferencial é o tempo necessário para criar esses ambientes. No caso do PoC Lite já existe uma máquina virtual pronta, em formato Virtual PC (é possível com alguns ajustes portar essa VM para Hyper-V). No caso da PoC Jumpstart existe um pacote que monta todo o servidor (físico ou virtual) em menos de 2 horas (sim, isso mesmo!), processo esse chamado de Hidratação.

Para informações sobre como montar a Self-Service PoC acesse http://technet.microsoft.com/en-us/windows/ff603537.aspx?ITPID=insider.

Para baixar a máquina virtual pronta para a PoC Lite (.rar de 10GB) ou o kit de preparo da PoC Jumpstart (.zip de 14GB) acesse https://connect.microsoft.com/pocjumpstart.

Fonte: SoluçõesMS e http://marcelomatias.spaces.live.com/Blog/cns!E5979A8870E1D6B!1046.entry


Comments