O Blog!‎ > ‎

Crie um DVD "all-versions" do Windows 7

postado em 7 de jan de 2010 13:10 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva

Post original em idioma Português de Portugal.

Desde o lançamento do Windows Vista que a Microsoft alterou radicalmente o processo de instalação. Se nas versões anteriores era necessário um CD/DVD para cada uma das versões, passámos agora a ter tudo dentro do mesmo DVD.

Mas o problema continua a manter-se: como fazer se quisermos instalar uma versão Starter e uma versão Ultimate? São necessários 2 DVD’s com cada uma das versões. Mas o conteúdo é o mesmo, verdade? Sim. Estranho então!

Mas como dar a volta a este problema? Veja a solução abaixo.

 
Na verdade tudo está dependente do conteúdo de um ficheiro de nome ei.cfg. Ai dentro está a informação relativa à versão que comprámos e que é suposto ser possível instalar a partir dessa imagem.

Mas o mais engraçado é que se removermos esse ficheiro passamos a ter uma imagem capaz de instalar qualquer uma das versões. com menus adaptado e tudo.

O problema maior é que temos em mãos ou um DVD ou um ISO. Se num DVD não podemos simplesmente apagar o ficheiro com o ISO a conversa é outra. Não quero com isto dizer que seja fácil, pois temos de montar a imagem, apagar o ficheiro e voltar a gerar o ISO.

Mas como sempre temos forma de contornar. Para isso vamos precisar do seguinte:

  • Imagem de instalação do Windows 7 (ISO)
  • Ferramenta eicfg Removal Utility

Depois de se munirem das ferramentas pedidas acima devem colocá-las numa pasta acessível, preferencialmente no vosso Ambiente de Trabalho. Descomprimam o zip e executem o ficheiro eicfg_remover.exe.

A única interacção que vão ter com o eicfg_remover será para lhe indicarem a localização do ISO do Windows 7. No final do processo, que demora poucos segundos, será apresentada uma caixa com a indicação de que o ei.cfg foi removido.

Coloquem o ISO de instalação numa pen, tal como explicado num dos artigos seguintes: 1 ou 2.

Caso pretendam reverter este processo só têm de repetir o processo num ISO alterado e ele fica como estava antes da aplicação do eicfg_remover.

Não há ilegalidade caso tenha uma mídia original em mãos, esta fica sendo uma mídia de backup, lembrando que para garantir a legalidade de seu produto, basta ter a nota fiscal e um serial válido.

Download: eicfg_removal_utility

Fonte: Criado por Pedro Simões em 7 de Janeiro de 2010 disponível em www.Peopleware.com

Comments