O Blog!‎ > ‎

Economize tempo e ganhe qualidade de vida

postado em 6 de mai de 2010 18:18 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva

Em 1941 Vilfredo Pareto propôs o Principio de Pareto (que alguns anos depois ganhou esse nome pelas mãos do economista Joseph Juran), no qual afirmava 80% dos problemas são advém de 20% das causas. Esse princípio nunca foi tão atual quando o assunto é organizar o seu tempo para conseguir realizar todas as tarefas que gerir um negócio demanda.  A questão que se coloca é como ganhar tempo e manter a qualidade de vida?

“Antigamente, quanto mais se almejava ter qualidade de vida, menos a pessoa trabalhava. Hoje, quanto mais se persegue qualidade de vida, mais o homem trabalha. E não tem tempo para si próprio, para a família e muito menos para os amigos e lá se vai a desejadaqualidade de vida”, comenta Maura Xerfan, consultora de marketing pessoal. O Pensando Grande aproveitou a conversa com Maura para listar algumas dicas ajudam você na organização e, assim, a otimizar o seu tempo.

A  principal recomendação da consultora é realizar reuniões periódicas com a equipe de trabalho. “As reuniões podem e devem ser mais produtivas se forem bem planejadas e conduzidas. Isso será proveitoso a todos”, comenta. Fazer uma pauta e distribuir para todos os envolvidos ao marcar a reunião definindo claramente o objetivo do encontro é fundamental para que os participantes se preparem melhor e contribuam efetivamente. Ao final de cada encontro, não se esqueça de fazer uma ata. Isso garante que os resultados sejam mais precisos e que você possa cobrar de seus funcionários aquilo que foi combinado.

Além disso, pequenos cuidados podem ser cruciais para você administrar o seu tempo com mais eficácia.“Uma mesa desorganizada é outro dos ralos em que deixamos nosso tempo escoar durante o dia”, lembra a consultora. Outro ponto importante é fazer uma lista de afazeres destacando as prioridades. Entretanto, não seja muito rígido com sua lista. Planos demasiadamente rígidos geram frustrações.

Maura ressalta a importância de ser flexível e considerar imprevistos em seus planejamentos, além de de concluir todas as tarefas já começadas. “Sempre que interromper algo, perde-se mais tempo para recomeçar. Terminar trabalhos iniciados sempre que possível é um modo de evitar o retrabalho”, recomenda.

Para finalizar, conte semprecom a ajuda da tecnologia para ser “despertado” nos horários importantes.  “Você verá que administrar o tempo no trabalho além de trazer bons resultados para a organização, traz equilíbrio e qualidade de vida”, finaliza.

Por CamilaHungria em 6 de May de 2010
Disponível em: http://pensandogrande.com.br/economize-tempo-e-ganhe-qualidade-de-vida/

Comments