O Blog!‎ > ‎

Faça o seu próprio vídeo em 3D!

postado em 7 de ago de 2010 14:11 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva
 O segredo está na hora de captar as imagens, mas nem isso é tão complicado quanto parece. Teoricamente, qualquer pessoa com duas filmadoras (que capturem com qualidade e resolução idênticas) pode produzir um vídeo em 3D.

Basta providenciar um suporte (viva as gambiarras com madeira e fita isolante) e colocá-las lado-a-lado, com um ângulo de captura levemente diferente e gravar. Depois da gravação, precisamos de um software extremamente complexo para aplicar os efeitos em 3D, certo? Errado.

Softwares de edição tradicionais, como o Vegas, Premiere ou Final Cut dão conta do recado. Depois de capturar as imagens, tudo que você precisa fazer é posicioná-las lado a lado no vídeo, distorcendo as imagens para que cada filmagem ocupe um lado da tela, bem como o exemplo abaixo:

Depois é só salvar. Isso mesmo, o arquivo de vídeo 3D é nada mais do que uma gravação com duas telas distorcidas lado a lado. O efeito 3D é aplicado pelo software de reprodução, como o player do YouTube 3D. Dessa forma, o próprio software interpreta as duas imagens e oferece diferentes módos de exibição.

Youtube-3d-exemplo

Veja exemplos aqui e aqui. No caso do YouTube, é só enviar o vídeo nesse formato e adicionar a tag yt3d:enable=true à descrição. Mais simples do que você pensava? Faça seu próprio teste!
 
As gravações podem ser visualizadas tanto em monitores ou TVs com 3D quanto telas 2D tradicionais por meio de óculos anáglifos (aqueles com uma lente vermelha e a outra azul).
 
Fonte: IDG Now
 

Comments