Primeiramente, vamos falar rapidinho sobre o princípio de funcionamento do GPS. A sigla GPS vem do inglês Global Positioning System Tá, e aí, qual a diferença entre o GPS e o A-GPS? A letra ‘A’ vem de Assisted, que significa que o GPS é “ajudado” por outro sistema.
Enquanto o GPS comum se localiza usando somente o sinal dos satélites, o A-GPS utiliza os mesmos satélites em conjunto com uma rede de celular. Claro que pra isso dar certo, alguém teve que dar uma ajudinha… Ninguém menos que o Governo dos EUA!
Os caras criaram uma norma regulamentadora dizendo que os aparelhos de celular deveriam possuir um tipo de localização confiável e rápido, para que o sistema de emergência (911) conseguisse localizar os aparelhos. Isso tornou o A-GPS extremamente comum em nos celulares e hoje já é “item de série”.
Eu já tentei usar o GPS do meu antigo E71 sem crédito e não consegui “me achar”. Hoje, com o iPhone (e um plano de dados 3G), “me acho” até dentro do escritório. Graças ao A-GPS! Enfim, é difícil ver alguém falando “ei, liga aí seu A-GPS pra chegarmos até tal cidade”. Normalmente, se fala GPS mesmo (que não deixa de ser um). O que diferencia um do outro é a maneira com que a posição e encontrada. Um abraço e até a próxima! Fonte: Boa-a-dica |
O Blog! >