O Blog!‎ > ‎

Metolodogia gratuita ajuda a gerenciar projetos em pequenas e médias empresas

postado em 15 de set de 2010 20:18 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva
Algumas vezes escutamos pequenos empresários dizerem uma famosa frase: “isso é coisa para empresa grande”. Muitas vezes oportunidades começam a ser perdidas neste momento, quando o empreendedor acredita que sua empresa não merece pensar grande. Um dos conceitos ainda mito para pequenos negócios é o  de projeto. “O mercado é muito dinâmico, se a pequena empresa não for ágil perde para a concorrência. Uma das formas de ser eficiente e eficaz é por meio de projetos”, afirma Carlos Magno da Silva Xavier, professor do MBA de Gerenciamento de Projetos da FGV, autor de oito livros na área e eleito, em junho, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos.

O especialista desmistifica a associação de projetos à burocracia. “O gerenciamento de projetos é associado de maneira equivocada à burocracia, muitas vezes o gestor da pequena empresa, que tem o tempo escasso, acredita que o projeto irá atrapalhar  mais do que ajudar”, avalia Magno. Na opinião do professor esta percepção é errada, muitas vezes o tempo não utilizado em planejamento e gestão é depois gasto para corrigir erros que poderiam ser evitados. “A gestão de projetos é uma obrigatoriedade nas grandes corporações, percebi a necessidade de criar uma metodologia adequada às pequenas e médias empresas”, explica Magno. Assim nasceu a “Basic Methodware“, uma metodologia de utilização prática e simplificada.

Projeto na prática

Para democratizar o conceito de gerenciamento de projeto nas pequenas empresas Magno e seu irmão Luiz Fernando Xavier, também professor da FGV, disponibilizou a Basic Methodware online e gratuitamente em www.methodware.com.br.  A metodologia é alinhada às práticas propostas pelo Project Management Institute (PMI), maior entidade mundial sem fins lucrativos voltada ao gerenciamento de projetos. A Basic Methodware foi desenvolvida com foco em projetos de pequeno e médio portes. “A metodologia permite que pequenas e médias empresas gerenciem projetos de maneira simplificada e sem burocracia. O objetivo é aumentar a previsibilidade das ações, com planejamento, mais eficiência e eficácia”, explica Magno.

A metodologia é composta por 13 processos, há um mapa que facilita a aplicação e permite visualizá-la de maneira didática. Os processos contribuem para refinar o projeto e estabelecer uma melhoria contínua, eles estão dentro do ciclo de qualidade que tornou-se conhecido por J. M. Juran, um dos maiores especialistas em qualidade. O ciclo estabelece as seguintes ações: Planejar, Executar, Checar, Agir para corrigir distorções. Veja o mapa com as etapas:

“Futuramente estará disponível no site como utilizar a metodologia com o Microsoft Project, solução da Microsoft para gerenciar e apresentar projetos, o que será ainda melhor para pequenos e médios empresários. O projeto faz a estratégia da empresa se tornar realidade”, finaliza Magno, que pode ser contatado pelo endereço methodware@beware.com.br.

Por CamilaZanqueta em 15 de September de 2010
Comments