O Blog!‎ > ‎

Microsoft Fix It Center – Um Especialista analisa o seu Windows

postado em 17 de abr de 2010 13:02 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva

A Microsoft lançou uma ferramenta que corrige de uma forma “saudável” uma série de problemas que o nosso computador possa padecer. Já falámos algumas vezes em ferramentas que ajudam a ultrapassar os erros e dificuldades que aparecem no Windows e a Microsoft resolveu arregaçar as mangas e por em prática uma ferramenta que tem traços familiares com a ferramenta de resolução de problemas do Windows 7.

Microsoft Fix It Center é uma fantástica ferramenta para resolver problemas, mas acima de tudo actua de forma pro-activa, evitando que o sistema venha a sofrer com problemas em fase de incubação.

O Windows 7 já traz embutida uma extraordinária ferramenta que detecta o problema existente na máquina – onde está instalado – e procura online por soluções que viabilizem a resolução do tal problema reportado.

Mas o Windows XP, o Windows Server 2003 e o Windows Vista não trazem esta ferramenta embutida (embora o Vista fosse o precursor de uma rudimentar solução deste tipo, nunca conseguiu contudo resultados satisfatórios), logo e porque mesmo o Windows 7 ainda não obedecia à meta de incompatibilidade ZERO, conforme prometia a Microsoft, esta ferramenta cai que nem uma luva.

Começamos por instalar a aplicação que faz uma análise à nossa máquina.

É solicitado que tenhamos uma conta Live ID para que possamos, mais tarde, reportar problemas não resolvidos por esta ferramenta, à equipa da Microsoft. Se não tem uma conta Live ID pode criar uma a partir da instalação.

Faça o login para que a ferramenta possa conectar-se e sincronizar-se com o serviço online.

Feito isto, a aplicação abre-se e apresenta-lhe uma lista de problemas efectivos (falta de drivers, drivers errados, drivers desactualizados) e erros ocasionais que derivaram em relatórios de ocorrência do sistema operativo e que estavam apontados no Centro de acção para resolver.

A ferramenta debruça-se sobre tudo, desde o Aero que pode ter dado algum problema, à resolução gráfica que poderá não estar a ser a melhor em utilização. Mas vai muito mais longe, até aspectos relacionados com o visionamento de vídeos são apontados, entre todos os outros aspectos ligados aos componentes.

Após clicarmos no botão Run, damos inicio á reparação do problema apontado. Seremos direccionados para esta primeira janela que nos pergunta se queremos identificar a solução e tratar de imediato de resolver o problema, ou se o deixamos para mais tarde resolver.

Se acedermos para que a aplicação entre em acção, esta vai fazer uma análise detalhada ao sistema, parta detectar problemas e de seguida irá tratar de os resolver.

Problemas resolvidos, partimos para a resolução do próximo, isto se detectarmos que realmente ficou resolvido.

Se no quadro seguinte dissermos que o problema ficou resolvido reportamos o sucesso da operação, mas se reportarmos que a intervenção não teve sucesso, somos enviados para o serviço online onde iremos subir um nível na cadeia se assistência técnica.

Já dentro do serviço, vemos o que não foi concluído com sucesso na nossa máquina e podemos reportar aos serviços técnicos da Microsoft que irão trabalhar na possível solução do problema e seremos notificados na próxima vez que a ferramenta seja utilizada. Já haverá novos desenvolvimentos para este problema reportado.

Achei muito interessante o facto da ferramenta se antecipar a futuros problemas. Recuperei o driver para placa de TV e actualizei drivers desactualizados. Estou ainda à espera de um report enviado, vou de vez em quando verificar se já existe solução para o problema não resolvido.

Testem e digam de vossa justiça. Será um passo… um grande passo para que as máquinas com XP e Vista possam estar mais actualizadas.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Server 2003/Vista/Win7/Server 2008/R2
Download: Microsoft Fix It Center Beta 2010 (1.0.0080.0) [437.29KB]
Homepage: Microsoft Fix Center


Post original por: Peopleware

Disponível em: http://pplware.sapo.pt/software/microsoft-fix-it-center-um-especialista-analisa-o-seu-windows/


Comments