O Blog!‎ > ‎

Minha impressora não imprime, nem me deixa apagar o trabalho

postado em 22/05/2011 13:37 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva

Documentos “presos” na fila de impressão são um incômodo que pode ser resolvido com um utilitário gratuito.

Você manda imprimir um arquivo e nada acontece, então abre a lista de impressoras no Painel de Controle e lá está o trabalho de impressão, com alguma mensagem de erro maluca. Você tenta cancelar ou excluir o trabalho, mas nada acontece. Mesmo depois de reiniciar o PC, o trabalho continua na fila de impressão, como que rindo de sua cara.

Pelo que me lembro isso acontece desde versões ancestrais do Windows, e mesmo o Windows 7 não eliminou completamente o problema. Ele é geralmente fruto de um erro de comunicação entre o o computador e a impressora, e o culpado pode ser qualquer coisa, de um driver corrompido a um cabo USB com defeito ou conexão de rede instável (se a impressora estiver ligada à rede).

Felizmente, é possível se livrar destes trabalhos de impressão teimosos usando o utilitário Stalled Printer Repair (http://goo.gl/Elkpz), que realiza muito bem uma única função: limpar a fila de impressão. Excluir um trabalho significa que ele nunca vai ser impresso, mas depois que você colocar a impressora em ordem, é só tentar imprimir novamente.

Fonte: IDGNow

Aproveitando, uma outra dica do site WinAjuda sobre este mesmo problema:

Como remover arquivos da fila de impressão

Por mais que a lógica e o bom senso afirmem ser isso impossível, ainda acho que o capeta, num dia realmente inspirado, parou e pensou: "vou criar algo para atazanar a vida de todos", e desse exercício mental, inventou a impressora. Porque, sério, sei que ela imprime coisas (d'oh!), e que na teoria é muito legal, mas não tem coisa que dê mais problema em ambiente doméstico do que as malditas desgraçadas impressoras.

Dentre os vários problemas causadores de stress, um dos mais recorrentes é quando uma impressão "enrosca", o usuário adiciona mais documentos na fila, e aí fica aquele amontoado de arquivos esperando para serem imprimidos, e que, obviamente, não o são porque o primeiro, que enroscou, travou a fila. Algo mais ou menos assim (só que com um erro no primeiro documento):

Impressora = problemas.

Impressora = problemas.

Já vi gente perder os cabelos, literalmente, para limpar essa janelinha. A partir de hoje, esse problema incomodará um pouco menos.

Quando se deparar com esse problema, a maneira fácil de resolvê-lo é parar o processo Spooler de impressão. Para tal, vá ao Executar... (WinKey + R), digite services.msc e dê Enter.

Uma janela cheia de linhas aparecerá. Cada uma dessas linhas é um processo do Windows. Uns estão iniciados, outros não; uns iniciam junto com o sistema, outros manualmente, e alguns ficam desativados. Dentre elas, encontre a Spooler de impressão.

Meu Windows está em inglês, mas no pt-Br é 'Spooler de impressão' mesmo.

Meu Windows está em inglês, mas no pt-Br é 'Spooler de impressão' mesmo.

Antes de prosseguir, feche tudo que for referente à impressora, como a tela de Impressoras e Dispositivos do Windows, e a fila de impressão (primeira screenshot, acima). Feito isso, clique com o botão direito do mouse em Spooler de impressão, e no menu de contexto, em Parar.

Espere o sistema parar o serviço, e então, refaça o procedimento, só que desta vez clicando em Iniciar. Volte à janelinha da lista de documentos, clique no menu Impressora, e em seguida, em Cancelar todos os documentos. Pronto, fila de impressão limpinha.

Fila de impressão limpa.

Fila de impressão limpa.

Agradecimentos ao Emerson Alecrim, que me revelou essa dica nos bastidores das gravações de um Wincast.

***

Atualização (10h20min): O leitor Ricardo Fraga condensou o texto acima num arquivo *.bat. Assim, basta um clique duplo nele para fazer todo o procedimento explicado no texto. O código é o seguinte:

@echo on
net stop spooler
cd %systemroot%\system32\spool\PRINTERS
del /f /s *.shd
del /f /s *.spl
net start spooler
pause
exit

Copie esse conteúdo para o Bloco de notas, e salve com a extensão *.bat. Mais simples que isso, impossível!

Fonte: WinAjuda

Comments