O Blog!‎ > ‎

Port Forwarding 3.0 – Configure o seu roteador facilmente

postado em 22 de mai de 2010 16:53 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva   [ 22 de mai de 2010 16:56 atualizado‎(s)‎ ]

Abra/Redirecione portas/aplicações/jogos/serviços

Para quem tem algum receio de mexer no seu router ou simplesmente alterar algumas definições relativamente ao redirecionamento do portos/portas TCP/UDP, o Simple Port Forwarding é uma excelente aplicação para esse efeito.

O Simple Port Forwarding permite configurar o processo de port forwarding do seu router através de uma interface simples e intuitiva (abrir portas para um determinado programa ou redireccionar portas de um determinado serviço).

Como funciona?

Começamos por escolher a marca/modelo do nosso router. Caso não se encontre na lista disponível vá a Ferramentas e depois Actualizar banco de dados.

Endereço IP do router e credenciais de acesso

O próximo passo é definir o endereço IP do router e as credenciais de acesso ao mesmo. No caso de não saber o endereço IP do seu router pode forçar a aplicação a detectar o endereço IP do mesmo. Nota: Por norma, o endereço IP que o router possuir é o primeiro endereço da rede ou o último. No meu caso o endereço IP do meu Belkin – v6 é 192.168.2.1

Abrir e encaminhar portas/portos

Depois de introduzir correctamente os dados anteriores poderá facilmente abrir/redireccionar portas/portos. Para facilitar, o software possui algumas aplicações/jogos pré-definidos que possuem a informação das portas/portos normalmente usados.

Vamos por exemplo escolher o jogo Age of Empires. Depois de seleccionado verificamos que o próprio software indica de imediato as portas/portos que necessitam estar abertas. Neste caso Portas/Portos TCP (47624) (2300-2400) e UDP (6073) (2300-2400). Feita a configuração é só necessário carregar em adicionar. O endereço IP refere-se à máquina onde está instalado o jogo.

Portas/portos adicionados

Para aplicar as configurações no seu router, terá de carregar no botão Actualizar Roteador (Em português, actualizar Router).

Como testar?

A aplicação é de tal maneira fantástica que permite ainda testar as configurações entre outras personalizações.

Verificação de testes, para proceder a essa operação só terá de carregar em testar.

A aplicação possui outras características como a possibilidade de adicionarmos regras directamente à firewall do Windows, activar modos debug e até um modo de auxílio para principiantes.

As novidades desta versão do Port Forwarding 2.79 são as seguintes:

  • Nova interface gráfica
  • Adicionados novos comandos para suportar mais routers
  • Melhorias no código e optimizações
  • Removidas as opções de costumizações de marca
  • Removidas as opções de costumizações de cores

Podem ler aqui a totalidade das novidades.

Licença: Freeware

Sistemas Operativos: Windows XP/2003/Vista/2008/7
Download : SimplePortForwarding 3.0 [4.80MB]
Homepage: Simple Port Forwarding


Fonte: Peopleware em idioma Português de portugal

Comments