O Blog!‎ > ‎

Precisa equilibrar a vida e o trabalho? Temos 7 dicas

postado em 19 de out de 2010 19:24 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva
Lisa McGonagle tem marido, três filhos e uma empresa de relações públicas. Sua vida agitada mostra o que o gerenciamento de tempo significa para ela. Como ela mesma diz: “eu corro o tempo todo”. Muitos empreendedores passam pela mesma situação diariamente.

Pode ser que você também passe por isso. E isso torna o gerenciamento de tempo essencial para a sua vida, profissão e empresa. Verdade seja dita: nem todo mundo sabe usar o tempo com eficácia. Portanto, você não está só.
Se você é uma dessas pessoas, aqui estão sete sugestões que podem ajudá-lo a conseguir um tempo para você:

1. Não marque coisas demais. Isso pode parecer incomum para pessoas que tentam liquidar o máximo possível em cada dia de trabalho. O problema é: as coisas raramente acontecem de acordo com a programação inicial. Isso significa que muito tempo é desperdiçado correndo atrás de compromissos, ligações que não foram retornadas e outras coisas que simplesmente não vão dar certo. Não tente planejar fazer muitas coisas. Aceite que somente 50% das coisas que você planeja fazer hoje vão realmente ser feitas. Sem isso, você vai gastar um tempo valioso tentando descobrir porque nem tudo deu certo.

2. Priorize sem dó
. O segredo para programar seu tempo com eficácia resume-se a saber o que é importante e o que pode esperar. Mas é fundamental ser preciso na hora de separar o que é essencial do que é secundário. Aprenda a fazer perguntas que ajudem a determinar o nível de urgência. Negocie prazos mais longos sempre que puder e não ceda à síndrome da resposta instantânea e imediata. Tratar tudo como prioridade é desgastante.


3. Aprenda a dizer não
. Um dos pontos mais sensíveis de um gerenciamento de tempo efetivo é reconhecer que você não tem que concordar com tudo e com todos. Use os critérios de prioridade para identificar solicitações que não valem o seu tempo. Dizer não para uma coisa abre as portas para dizer sim para outra. Isso significa qualquer coisa, desde limpar a mesa até ter uma boa noite de sono.


4. Organize-se
. Conciliar o seu tempo não é apenas questão de programação. A mecânica de como realizar cada tarefa é também muito importante. Isso significa organizar os elementos para permitir o fluxo de trabalho mais suave possível. Tudo na sua empresa deve ser organizado usando sistemas lógicos, para que qualquer pessoa possa encontrar aquilo de que precisar, quando precisar. Ao eliminar a bagunça e o caos que ela provoca, você ganhará de presente de 240 a 288 horas por ano.

5. Use a tecnologia…
Embora hábitos e práticas pessoais possam fazer maravilhas pelo gerenciamento de tempo, não subestime a tecnologia como outra arma para usar seu dia de trabalho de maneira eficaz. Por exemplo o Microsoft Business Contact Manager permite que você organize um grande número de detalhes sobre clientes e produtos, oferecendo um acesso rápido e fácil. Anotações em papel são uma das piores coisas do mundo. Você deve viver de acordo com seu banco de dados. Dessa forma, nada será esquecido.

6. . . . mas não exagere
. Muitos empresários não gostam da ideia de usar a tecnologia por medo de nunca poderem desligar. Medo de que seu tempo seja consumido por e-mails invasivos e ligações no celular. Estão certos. Parte do gerenciamento eficaz do tempo é saber quando desligar os equipamentos. Desligar o telefone celular ou outros aparelhos sem fio é estabelecer limites. Em resumo, isso ajuda a equilibrar o tempo profissional e o tempo pessoal.

7. Saiba que nem tudo ficará perfeito. Podemos tentar, mas o gerenciamento de tempo não é uma ciência exata. Não se estresse (nem perca tempo) ficando obcecado com cada segundo. Faça o que puder e aproveite o tempo que você consegue passar de maneira produtiva e agradável. Seja grato pelo que der certo e aprenda com seus erros.

Jeff  Wuorio é especialista norte americano em gerenciamento, marketing e tecnologia para pequenas empresas.

Fonte: Pensando Grande

Comments