O Blog!‎ > ‎

SkyDrive Explorer

postado em 5 de jun de 2010 06:53 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva
SkyDrive Explorer.

Talvez você não saiba, mas sendo possuidor de uma Windows Live ID, um e-mail do Hotmail e/ou usado para acessar o Live Messenger, tem direito a 25 GB de espaço para armazenar arquivos e fotos no Windows Live SkyDrive. É um espação, atualmente utilizável apenas via navegador, ou seja, o SkyDrive funciona, mais ou menos, como um RapidShare da vida, com todos os benefícios de ser atrelado a uma Live ID, como segurança, permissões e integração, mas ainda assim dependente do navegador.

Há muito espera-se uma forma de integrar o SkyDrive ao Windows. Embora eu tenha meus palpites de que, finalmente, veremos isso na Wave 4 do Windows Live, no momento não dispomos de nada oficial nesse sentido. Porém, um pequeno programa faz o favor de trazer os arquivos do SkyDrive para o desktop. Trata-se do SkyDrive Explorer (nome original, hein?).

Após instalado, o programa acrescenta um novo “drive” no Windows Explorer. Clique nele, e suas credenciais do Live ID serão pedidas.

SkyDrive Explorer.
SkyDrive Explorer.

Após inseridos e-mail e senha, as pastas da sua conta no SkyDrive aparecem como se fossem uma pasta qualquer no HD. Ou quase. Há uma série de limitações, como não ser possível abrir arquivos diretamente do SkyDrive, mas outras coisas, como arrastar e soltar, apagar, renomear, criar novas pastas, etc., estão disponíveis e funcionam muito bem. Outro recurso bem bacana é a cópia do endereço do arquivo pelo menu de contexto, o que facilita o compartilhamento dos mesmos através de e-mail, bate-papo, etc.

Pasta armazenada no SkyDrive, acessada via Windows Explorer.
Pasta armazenada no SkyDrive, acessada via Windows Explorer.

Ainda não é a solução ideal, já que não “espelha” os arquivos online em sua máquina, mas quebra um galhão. Para quem usa o SkyDrive com regularidade, e não se dá bem com ou não pode usar a ferramenta de carregamento do Windows Live, o SkyDrive Explorer é uma boa opção.

Grátis, funciona em qualquer Windows do XP para frente, inclusive versões para servidores e 64-bit. Download aqui.

Post original: SoluçõesMS

Comments