O Blog!‎ > ‎

SpiceWorks – Monitorize toda a sua rede

postado em 21 de set de 2010 20:33 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva

As redes, ao contrário do que muitos pensam, são “palco” de muitos desafios para os Administradores de Sistemas. Mesmo depois de acharmos que está tudo implementado e a funcionar, é muito importante que se monitorize todos os equipamentos passivos e activos, de forma a proceder a possíveis afinações e a detectar eventuais problemas.

Por melhor e mais experiente que seja um Administrador de Redes, é importante que este tenha também ao seu dispor uma ferramenta de monitorização e alarmistica, que lhe permita ter uma visão global de toda a sua rede.
Aproveitando a dica enviada pelo grande amigo e leitor do PPlware, o Beto, apresento-vos o SpiceWorks.

spice_00

O SpiceWorks IT Desktop é uma aplicação open source que inclui várias funcionalidades, das quais se destacam a monitorização de redes, inventário da rede, software de Help Desk, auditoria de redes, etc. É uma aplicação direccionadas para as PME, que possuam parques informáticos já com alguma dimensão.

Vejam o SpiceWorks em acção

Inventários de rede

O inventário de uma rede (documentação), é algo sempre importante para qualquer administrador de rede. O Spiceworks disponibiliza um módulo que permite catalogar todo o software e hardware existente num parque informático. É possível descobrir na rede: PCs, independentemente do sistema operativo, impressoras, routers, swicths, ou outro qualquer dispositivo que tenha associado um IP.

spiceworks_00

Monitorização da rede

É importante para qualquer Administrador de Sistemas saber o estado da sua rede e dos equipamentos activos que a constituem. O Spiceworks permite-lhe, através do modulo de monitorização da rede verificar se por exemplo alguma máquina está com falta de espaço em disco, se um anti-vírus está ou não actualizado a nível de assinaturas, etc. É possível também identificar na rede, quem instalou um determinado software e é dada também a possibilidade ao gestor do Spiceworks,  de aceder aos logs e eventos de todas as máquinas da rede.

spiceworks_03 Outra das opções, é a visualização dos eventos ocorridos, através de um gráfico.

spiceworks_01

Software de Help Desk

Um aplicação que permita realizar a gestão dos pedidos de Help Desk é sempre importante no sentido em que nos permite registar problemas, notificar o utilizador do estado do problema reportado (via e-mail, com anexos), entre outras funcionalidades. Podemos criar vários grupos de acção, e assim redireccionar os tickets dos utilizadores, mediante os pedidos.

spiceworks_02

Esta é sem dúvida uma aplicação que os Administradores de rede devem ter em consideração, uma vez que aplicações do mesmo tipo têm por vezes valores exorbitantes. É uma ferramenta bastante interessante, que disponibiliza as funcionalidades essenciais para se gerir mais comodamente qualquer rede informática.

O SpiceWorks conta actualmente com uma grande comunidade de utilizadores, que partilham as mais diversas informações num fórum de discussão (Aceder aqui).

Aguardamos o vosso feedback.

altLicença: Freeware

altSistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7

altDownload: SpiceWorks [24,27 MB]

altHomepage: Spiceworks


Fonte: Peopleware

Comments